Você sabe o que é assédio moral no trabalho?

Um ambiente de trabalho saudável é essencial para o desenvolvimento das atividades laborais, pois a ausência de um local sadio pode causar inúmeras consequências negativas que afetam, principalmente, o empregado, mas também geram danos ao empregador. Neste cenário, é fundamental para o trabalhador e empregador compreenderem, saberem identificar e prevenir o assédio moral.

O assédio moral ocorre por meio da exposição recorrente do trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho. Tais episódios podem se revelar por comportamentos, palavras ou atos que possam causar danos à personalidade, integridade física e psíquica do indivíduo.

O que caracteriza Assédio Moral?

São exemplos de atitudes que caracterizam o assédio moral humilhar, ridicularizar, sobrecarregar o trabalhador, impor regras ou condições diferenciadas, vigiar excessivamente, restringir o uso do banheiro. Vale esclarecer que não é assédio moral exigir que as tarefas sejam cumpridas com eficiência pelo empregado, bem como o aumento de volume de trabalho, desde que não utilizado como forma de punir determinado colaborador. 

Assédio moral, o que é?

A melhor forma de prevenção do assédio moral é a informação! Sendo papel do empregador conscientizar os trabalhadores a respeito do tema, por meio de cartilhas e cursos. Sendo indispensável que, ao se deparar com essas situações, os colaboradores comuniquem o ocorrido ao seu superior ou ao setor de recursos humanos, para que as devidas providências sejam tomadas.

Para mais informações acesse a cartilha do Tribunal Superior do Trabalho sobre o tema clicando aqui!

Dra. Nicole F. Soares de Paula

Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná sob número 106.455. Graduada em Direito pela PUC-PR em 2020, pós-graduanda em Direito do Trabalho pela UNIASSELVI, pós-graduanda em Direito Civil pela UNIASSELVI.